AS 10 MAIORES FRUSTRAÇÕES DAS NOIVAS COM FOTÓGRAFOS DE CASAMENTO

AS 10 MAIORES FRUSTRAÇÕES DAS NOIVAS COM FOTÓGRAFOS DE CASAMENTO

As 10 maiores frustrações das noivas com fotógrafos de casamento que demostramos para vocês são:
FRUSTRAÇÃO Nº 1

“Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y. Até gostei das fotos, porém…”

Basear as suas expectativas no trabalho de outro profissional é a frustração número um das noivas insatisfeitas. Nenhum artista realizará obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até seguir a mesma escola/estilo, porém o olhar de cada um depende das experiências pessoais e vivências individuais.

Assim sendo Desejar um trabalho e contratar outro é a receita para fracassar miseravelmente na confecção da maior lembrança do seu casamento. Batalhe para contratar o profissional dos seus sonhos, mesmo que o orçamento inicial não alcance ou a data não esteja disponível. Negocie.

DICA: Caso o problema seja orçamento, ajuste-o, abrindo mão de algum item menos relevante ou, ainda, busque pagamentos em prestações diferenciado com o profissional.

FOTÓGRAFO: Na maior parte das vezes uma conversa franca com a noiva pode resolver esse problema. Nunca feche um trabalho que não é pra você.


FRUSTRAÇÃO Nº 2

“Não sei o que aconteceu, as fotos dele são bonitas, mas, mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram bonitas.”

O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos fotógrafos. Quando você não permite que o profissional trabalhe dentro do seu próprio estilo, a liberdade criativa vai embora.

Certamente expressões artísticas exigem liberdade para que culminem no desenvolvimento de obras únicas e de valor inestimável. Muitos fotógrafos referenciam-se em artistas de áreas completamente diferentes, como moda, retrato e até pintura.

DICA: Tem alguma ideia? Exponha para o fotógrafo, porém, não faça alusão a outro profissional, nem peça pra copiar alguma foto. Além de deselegante, isso gera insegurança para os dois lados. A melhor maneira de solicitar uma foto em específico é sugerir e solicitar para que o fotógrafo faça uma releitura com o seu ponto de vista.

FOTÓGRAFO: Esteja aberto e sempre pergunte se a noiva possui algum sonho relacionado às fotos do casamento. Entenda que a experiência de casar é nova para a sua cliente, ela está insegura e isso não é relacionado com você, afinal ela te escolheu.

FRUSTRAÇÃO Nº 3

“Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato/arrogante. Não me senti bem com ele.”

Conhecer intimamente o fotógrafo é essencial para criar a conexão necessária entre vocês. Lembre que as imagens irão expressar a realidade sobre os fatos e que, se você não estiver plenamente à vontade com quem clicou, a decepção está garantida.

Entretanto acompanhar as redes sociais (em especial o Instagram Stories e o Snpachat) do fotógrafo, pode ser uma boa pedida para conhecê-lo.

O nosso comportamento na internet é revelador e diz muito sobre nossa personalidade e como podemos agir durante o casamento.

DICA: Converse bem com o candidato a fotógrafo, para saber se, além de fazer boas fotos, ele também é uma pessoa agradável e compartilha das suas crenças. Uma reunião informal em um barzinho ou restaurante pode ser reveladora.

FOTÓGRAFO: Entenda que a noiva não vai até você para conhecer suas fotos (ela já viu todas na internet), na realidade, ela quer é conhecer você. Seja sempre verdadeiro e cordial e permita que as pessoas te conheçam.

FRUSTRAÇÃO Nº 4

“Passei a minha festa toda posando pra fotos com os convidados”

Muitas noivas optam por clicar/cumprimentar todos os convidados presentes no dia do evento, isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. Lembre-se que as fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando.

Vale lembrar que esse momento é único para a sua família e que uma boa conversa com eles pode ser interessante para verificar qual a real necessidade desse tipo de fotografia.

DICA: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Sabe aquelas fotos que você vê em sites de balada? Mais ou menos isso. Não esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família.

FOTÓGRAFO: Você tem a obrigação de informar a noiva que esse momento vai ser demorado e oferecer opções, você também é responsável pelo sucesso da festa.

FRUSTRAÇÃO Nº 5

“Não tenho fotos com a tia Maria, que acabou falecendo semanas após o evento”

Em contraste com a frustração anterior, não clicar os convidados e (em especial) a família e amigos, pode gerar um grande arrependimento.

Além disso, alguns convidados podem sair falando: “Imagina que a noiva não veio até nós para fazer uma fotinho.” Caso a impressão causada junto aos convidados seja muito importante para você, esse ponto deve ser levado seriamente em consideração.

Tenha em mente que as fotos com os familiares (especialmente os mais

velhos) terão valor inestimável quando um deles vier a faltar. Outro detalhe relevante é que o casamento, por mais badalado que seja, ainda é

uma festa “tradicional”.

DICA: Converse com o seu fotógrafo previamente e elabore uma lista/checklist com as pessoas que não podem faltar nas fotos.

FOTÓGRAFO: Seja proativo e interessado caso a sua cliente deseje fotografar com todos os convidados. Seu papel é resolver o problema. Esse momento é fantástico para “networking” com os convidados e, quem sabe, pode valer até um novo contrato com possíveis novos clientes.

FRUSTRAÇÃO Nº 6

“Me achei meio travada nas fotos no dia do evento”.

A não ser que você seja modelo, não faz parte do seu cotidiano ser fotografada. A melhor maneira de se acostumar com essa nova demanda é participando de uma sessão prévia de fotos.

Esse é um momento fantástico para a realização de um ensaio, afinal, quando você vai tirar o tempo para um compromisso desses novamente? Você já tem fotos legais com o seu noivo?

Aproveite a oportunidade de registrar a beleza da juventude. Sua família agradecerá no futuro e, de quebra, você ainda pode decorar a sua recepção com as imagens.

DICA: Cogite a possibilidade de contratar uma sessão “pré-casamento”. Além de ser uma oportunidade incrível de você entender o estilo fotográfico do profissional, você ainda o conhece melhor como pessoa.

FOTÓGRAFO: Você tem a obrigação de oferecer o ensaio fotográfico (mais de uma vez) para o casal! Você sabe que essa lembrança fará muita diferença na vida deles no futuro, além de facilitar as coisas no dia do casamento.

FRUSTRAÇÃO Nº 7

“Depois das 2h da manhã, eu não vi mais os fotógrafos!”

Turnos de trabalho exagerados reduzem o chamado período de “processo criativo”. Ninguém é capaz de permanecer dentro dele por longos espaços de tempo. Exigir que seu fotógrafo acompanhe integralmente momentos menos impactantes do dia pode custar caro para o desempenho no evento. Lembre que arte exige descanso e inspiração.

Em países desenvolvidos, muitos fotógrafos trabalham por hora e tem limites de tempo bem mais curtos que os nossos. Você prefere ter

um zumbi acompanhando o seu café da manhã ou um verdadeiro artista clicando seu religioso e os bons momentos com a família?

DICA: Estipule um horário coerente de trabalho juntamente com o seu fotógrafo, que inclua períodos de descanso e alimentação.

FOTÓGRAFO: Seja claro com relação ao seu modo de trabalhar, lembre que nem todas as pessoas conseguem o mesmo desempenho. Conheça a você mesmo e não tenha vergonha de combinar horários e limites com o casal.

FRUSTRAÇÃO Nº 8

“O fotógrafo que me atendeu pra fechar o contrato não estava clicando no dia do casamento.”

Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um erro fatal, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre-se que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião.

Também vale lembrar que algum imprevisto (acidente ou coisa do gênero) pode acontecer com o fotógrafo.

Sempre é válido tomar conhecimento de como o profissional lidará com essa situação. Quem o substituiria nesse caso? Que garantias você tem?

DICA: Solicite o contrato previamente e exija cláusulas que contemplem ambas as situações. Por mais que você seja amiga do fotógrafo, procure deixar tudo devidamente previsto no contrato. Assim todos ficam mais tranquilos e seguros.

FOTÓGRAFO: Procure um advogado para elaborar um contrato justo, bem pensado, que proteja você e a sua cliente. Não monte o contrato você mesmo, procure um especialista.

FRUSTRAÇÃO Nº 9

“Casei há mais de 3 meses e ainda não vi as fotos!”

O processo pós-evento (edição e tratamento das imagens) pode levar, e dependendo do estilo do profissional, até 50 horas de trabalho ininterruptas.

Entenda que o fotógrafo precisa realizar muitos processos e seguir com as atividades normais do seu negócio, porém, existe um limite para a sua espera e é justo que isso seja definido previamente.

Mantenha contato com o seu fotógrafo e não o deixe “desaparecer” depois do evento, afinal, quem não é visto não é lembrado. Caso você peça um retorno sobre as fotos, o fotógrafo obrigatoriamente precisará lhe informar um prazo.

DICA: Defina em contrato os prazos máximos admitidos. Segundo minha experiência, períodos de até 60 dias são comuns. Flexibilize se for necessário, porém exija feedback constante.

FOTÓGRAFO: Mantenha o seu fluxo de trabalho em dia e a sua cliente informada sobre os prazos. Caso você precise atrasar a entrega, não custa fazer uma ligação para avisar.

FRUSTRAÇÃO Nº 10

“A equipe de fotografia me deixou tensa durante o make-up”

É comum a noiva relacionar a tensão que envolve o período que precede o casamento, aos profissionais que tem contato mais direto com ela. Tente se imaginar 60 minutos antes do seu casamento, com alguém lhe apontando uma câmera o tempo todo.

Entenda que, normalmente, os momentos de maior tensão ocorrem em função de atrasos (por parte de fornecedores e convidados) e que, ao aglomerar pessoas (madrinhas se arrumando com a noiva, por exemplo) a

tensão será compartilhada por todos no ambiente.

DICA: Reflita para entender se você prefere estar sozinha ou acompanhada e qual o horário limite para estar pronta. Essa é uma decisão única e exclusivamente sua e vai impactar diretamente na sua percepção futura desta etapa do casamento.

FOTÓGRAFO: Evite conversas desnecessárias, especialmente com o pessoal do vídeo e não traga (de forma nenhuma) problemas para a noiva.

Lembre que você também é responsável por um evento tranquilo.

portanto essas são as 10 maiores frustrações das noivas com fotógrafos de casamento que demostramos nesse artigo esperamos, de coração, ter diminuído sua possibilidade de passar por essas frustrações, bem como ter ajudado fotógrafos e casais a orquestrar um evento agradável e divertido. Esse é um dia incrível e pequenos percalços, como os citados nesse artigo, não podem atrapalhar.

Agora só falta casar? Então bora marcar a data! 😊

Pense que um casamento de sucesso precisa ser vivido intensamente, tanto pelos noivos, quanto pelos fornecedores.

Caso você seja um fotógrafo:

Esperamos que esse material tenha servido de inspiração e que

você não deixe de acompanhar a É Fixe Studio! Ahhh, inscreva-se

agora na nossa lista VIP de e-mails para receber mais

conteúdos inspiradores como esse, é só clicar aí abaixo.

Um grande abraço da É Fixe Studio Angola.

Deixe uma resposta